Responsive image

Clique aqui para voltar


 

BISPO EMÉRITO DE PRESIDENTE PRUDENTE, DOM JOSÉ MARIA, MORRE AOS 89 ANOS


Faleceu no início da tarde desta segunda-feira, 30 de agosto, dom José Maria Libório Camino Saracho, bispo emérito de Presidente Prudente (SP). Ele será enterrado nessa terça-feira, 31 de agosto, na cripta da Catedral São Miguel Arcanjo da Diocese de São Miguel Paulista, São Paulo (SP). Ainda será definido o horário do velório e da Santa Missa de corpo presente.

História

Filho de Victor Camino Chavarri e de Maria Saracho, José Maria nasceu em Santurce, no País Basco Espanha, em 13 de novembro 1931. Fez seus estudos básicos no Seminário Menor de Castillho-Elejabeitia e de Vitoria-Gasteiz, ambos na Espanha.

Cursou Filosofia e parte de Teologia no Seminário de Vitoria-Gasteiz , completando os estudos de Teologia no Seminário de Derio. Em seguida, foi para o Seminário da Diocese de Bilbao. Possui títulos universitários em Filosofia, Teologia, Ciências Sociais e Direção Empresarial.

Dom José Maria foi ordenado presbítero no dia 6 de julho de 1958, na Nuestra Señora de Begoña, em Bilbao. No mesmo ano, até 1967, foi prefeito de disciplina e professor no Seminário de Derio, na Espanha.

No dia 13 de novembro de 1966, dia em que completou 35 anos, chegou como missionário independente no Brasil. Durante um período, ficou residindo na casa paroquial de Itaquera, Zona Leste de São Paulo (SP), cujo pároco, padre Juan Zumalde, era também oriundo do País Basco. Neste período, atuou como pároco da paróquia de São Benedito, em Guaianases, outro bairro da capital paulista.

Também foi pároco da Catedral de São Miguel Arcanjo, vigário geral, ecônomo, membro do Conselho de Presbíteros e membro do Colégio de Consultores da Diocese de São Miguel Paulista.

No dia 16 de julho de 1999, o então Papa João Paulo II, o nomeou bispo titular de Urusi e auxiliar da Diocese de São Miguel Paulista. A Ordenação Episcopal ocorreu no dia 29 de setembro do mesmo ano, na Catedral Diocesana local. Trouxe como lema “chamado para anunciar o Evangelho de Deus” (Rm 1,1).

Ao todo foram 35 anos dedicados integralmente a população da Zona Leste de São Paulo (SP).

Após três anos como bispo auxiliar de São Miguel Paulista (SP), foi nomeado novamente pelo papa João Paulo II para atuar como bispo diocesano de Presidente Prudente, no dia 20 de fevereiro de 2002. Tomou posse na Catedral de São Sebastião de Presidente Prudente (SP) em 7 de abril de 2002, se tornando o 4° bispo da Diocese. Seu mandato foi até o ano de 2008.

Após sete anos que ficou emérito, dom José Maria voltou a residir em São Miguel Paulista. Mesmo com a idade avançada, ele permaneceu celebrando a Eucaristia na Comunidade de São José Operário, na mesma região.

 

 

 FIXO: (35) 3472-1308


 CELULAR: (35) 9 9181-6493


 WHATSAPP: (35) 9 9181-6493


 EMAIL: pasajoba@yahoo.com.br


 FACEBOOK


 INSTAGRAM


 YOU TUBE